Powered By Blogger

sexta-feira, 28 de maio de 2010

“Projeto Piraí Digital – Exemplo de inclusão e de informação Digital”

O Projeto Piraí Digital foi desenvolvido a fim de democratizar o acesso aos meios de informação e comunicação, inovar e transformar a administração pública através do comprometimento com as modernas tecnologias de informação. Piraí, vem se destacando pelo Brasil por ser uma das primeiras cidades a distribuir internet banda larga aos moradores em pontos fixos da cidade, e as escolas - com conexão a rede mundial de computadores - ampliando o programa de inclusão digital da cidade.
Este projeto permitiu que os computadores fossem encarados como ferramenta a serviço dos conteúdos curriculares e contribuiu na disseminação da tecnologia. Atualmente, os alunos de toda a rede têm a possibilidade de realizar atividades em sala de aula com o uso do note book que, segundo a troca de informações com professores de algumas escolas da região, facilitam o entendimento dos conteúdos com o recurso de jogos voltados para a educação, possibilitam a troca de experiência do aluno com o professor, o que tornou a aprendizagem mais dinâmica e divertida com melhoras observáveis em relação ao comportamento, disciplina e aprendizado dos alunos.
Os bons resultados obtidos pelo município com a criação de Laboratórios digitais em todas as escolas públicas -com acesso a internet- fez com que a cidade fosse uma das cinco escolhidas pelo governo federal para participar do projeto experimental Um Computador por Aluno -UCA- do Ministério da Educação – MEC. O próximo passo será possibilitar este projeto, um computador por aluno, para que possam levá-los para casa com a idéia de promover também, a inclusão dos familiares. Além disso, cabe ressaltar que foi criado um núcleo de tecnologia para dar apoio técnico e pedagógico aos educadores para que melhor desenvolva sua atividade em sala de aula com o computador como instrumento.
A sociedade pode ter acesso a projetos e atividades desenvolvidas em algumas escolas da região por meio de ferramentas virtuais como o blog, exemplo da Escola Municipal José Juarez – Arrozal- onde foi realizada uma pesquisa de campo, que em um sábado letivo entrosou a família com a escola com a proposta: Educação e Família on line, onde podem ser vistas fotos e outras atividades desta escola no link, http://146.164.47.135/blog/juarez/category/sabado-letivo-educacao-e-familia-on-line/
Nesta perspectiva, pode-se dizer que, Piraí tornou-se um município de destaque que sabe tirar proveito da revolução digital com o uso das novas tecnologias de comunicação e informação como instrumentos que vêm a somar no trabalho pedagógico das escolas, como também benefícios e novas formas de organização social, multiplicando imaginação e experiência servindo de exemplo para outras regiões.

9 comentários:

  1. Prova de que o projeto municipal é bom foi a escolha da cidade pelo governo federal.Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ótima notícia, Jessica! A tecnologia servindo efetivamente na melhoria da qualidade de ensino, com o compromisso de capacitar os professores e oportunizar o uso pelos alunos.
    Parabés a todos vocês!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela escolha da notícia. É a prova de que a informática tem muito a acrescentar no cotidiano da sala de aula, promovendo melhoria no ensino e aumentado a oportunidade de inclusão.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns aos professores e ao povo de Piraí. Isso é uma prova de que se investirem realmente numa política pública de qualidade e todos os participantes acreditarem que realmente podem fazer a diferença teremos uma melhoria nas condições de ensino. Usando as TICs para que todos efetivamente sejam incluídos na era digital haverá uma aprendizagem, por parte dos usuários, mais prazerosa e significativa.

    ResponderExcluir
  5. Como é bom ler reportagens em que a educação é valorizada, espero que os resultados em Piraí inspire outros governantes a investir na inclusão digital.

    ResponderExcluir
  6. Olá Amiga! Estou muito feliz pela escolha da sua notÍcia, pois ela está muito esclarecedora. Espero, realmente, que a utilização desses novos recursos sirvam não só para efetivar a inclusão digital, como principalmente,para promover a qualidade no aprendizado das crianças desse municipio. E que esse avanço se estenda à toda educação, em geral. PARABÉNS PELA NOTICIA, AO MUNICIPIO E A VOCE QUE AGORA ESTÁ INSERIDA NESSE PROJETO.

    ResponderExcluir
  7. Olá Jéssica!!!

    Achei muito legal sua notícia. Ela, como disse a Maria, foi muito esclarecedora. Gostei muito da iniciativa desse Município.
    Parabéns!!!

    Aproveito para te convidar a entrar no meu blog: www.educacaonoar.blogspot.com

    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Este projeto é referência no Brasil inteiro.

    Parabéns pela escolha!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá amigos,

    Realmente este projeto está plantando boas sementes na educação e com certeza darão bons frutos.
    Obrigada pelos comentários. Aguardem minha visita.
    Desejo Boa sorte e muitas bençãos em seus caminhos.

    Abraços Virtuais.

    ResponderExcluir